Imperial

Cresce tendência ‘pró-Ciro’ dentro do PSB

Socialistas mais próximos ao governador Ricardo Coutinho, já declaram abertamente que o candidato a presidente é o cearense.

Por Felipe França – Cresce dentro do PSB a ideia de que Ciro Gomes é o melhor caminho entre os presidenciáveis nas eleições de outubro próximo. O líder do partido na Câmara dos Deputados, Julio Delgado, publicou na tarde desta quinta-feira (26), em suas redes, uma carta aberta defendendo que o seu partido apoie oficialmente Ciro Gomes.

Em contrapartida, durante a Convenção Estadual do PDT ontem, em São Paulo, Ciro informou que a legenda irá apoiar a candidatura de Marcio França, do PSB, para o governo do estado. A notícia soou positiva entre os militantes de ambos os partidos e pode ajudar a definir até 5 de agosto, prazo final para as convenções, a aliança a nível nacional.

Este cenário poderá ter reflexos em outros Estados, como, por exemplo, na Paraíba. Socialistas mais próximos ao governador Ricardo Coutinho, já declaram abertamente que o candidato a presidente é o cearense.

Neste caso, há uma expectativa de um novo realinhamento da então vice-governadora Lígia Feliciano com o projeto socialista no Estado, como gesto de retribuição a Ricardo Coutinho, que deverá sacramentar apoio em prol da candidatura de Ciro.

Na Paraíba, a convenção do PSB acontece no dia 4 de agosto. Na nacional, a convenção acontecerá no dia (5). Até lá, é aguardar pra vê. A seguir, confira a carta aberta do deputado federal do PSB, Júlio Delgado em defesa de Ciro:

Nos últimos dias, as articulações do PSB para a próxima eleição ganharam especial destaque na imprensa e atenção dos demais caciques políticos. Existe um clima de indefinição e ambiguidade com relação aos rumos do partido que tem preocupado dirigentes partidários, lideranças e pré-candidatos a deputado estadual e federal.
Inquieta a todos saber qual é o real projeto do ex-prefeito Márcio Lacerda. Ele ambiciona disputar o governo do Estado, ou tenta se cacifar, a partir dessa movimentação, para ser vice de Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República?
Esse foi o principal questionamento feito a ele por diversas lideranças do partido no nosso último encontro. Reiterei ao próprio Marcio Lacerda, em encontro que tivemos na última terça-feira, que precisamos todos de uma posição firme da sua pretensão política.
O que dirigentes estaduais, pré-candidatos e pré-candidatas, presidentes de seguimentos (Juventude, Mulheres, Sindical e Movimentos Populares) parlamentares do PSB e pré-candidatos demandam é uma definição.
Na atual conjuntura, manter nossa coerência é fundamental para os rumos do partido. Para o PSB, interessa coligação com legendas que integram o nosso campo político, tanto em Minas quanto no plano nacional. Interessa nos, no plano nacional, apoiar um candidato mais alinhado ao nosso campo político. Hoje, o candidato à Presidência da República que melhor representa nosso campo é Ciro Gomes (PDT).
Mais que manifestar minha simpatia à candidatura do PDT, como membro da executiva nacional do PSB, início minha articulação com nossas lideranças para levarmos nosso apoio aos pedetistas. E, conforme disse a ele no nosso último encontro, também trabalharei para c onstruir a indicação de Marcio Lacerda como vice de Ciro Gomes.
Esse é um movimento que nos preserva a coerência política e programática. Diferentemente da hipótese de uma possível aliança com o MDB em Minas. Vejam bem: essa possibilidade contraria resolução do próprio PSB, aprovada no congresso do partido, que veta aliança com forças políticas conservadoras.
Não só tenho convicção de quem uma aliança com MDB em Minas não se viabilizará, por intervenção direta da executiva nacional do partido, como tenho certeza que, recebendo a convocação do partido, e o apelo de Ciro Gomes, Lacerda não se esquivará dessa missão.
Júlio Delgado, deputado federal.